Sobre Capturando momentos especiais: Fotografia de casamento, eventos e fotografia corporativa para eternizar memórias incríveis e inesquecíveis

Quem sou?

Um breve ralato de quem sou:

Josemar José, casado, fotógrafo de casamento, de eventos e ensaios.


Quem é Josemar José (Zemar)?


Talvez pudesse denominar apenas como um apaixonado pela fotografia, mas isso é muito pouco, pois a paixão não é duradoura, se acaba, e ao passar deixa seu rastro de lembranças...

Não se trata de paixão, pois considerando que desde o seu primeiro contato com uma câmera, que naquela época, eram analógicas, isto é, que fotografavam em filmes, já se passaram muitos anos e décadas e essa relação ainda permanece cada vez mais intensa e mais profunda.

E por tocar no termo “fotografia”. Cabe aqui uma boa explicação, pois essa palavra em grego é: “phosgraphein”, que designa: “marcar a luz”; “registrar a luz”; “desenhar na luz”. Por isso fotografar vai muito além do simples ato de clicar cenas, clicar poses ou algo como popularmente se diz: “tirar fotos”.

O ato de fotografar, como a origem da palavra designa, também comporta a ação de escrever histórias, histórias reais, histórias de vidas e de celebrações que merecem ficar muito bem guardadas e preservadas.


Como contar histórias?


Sem simplificar ou sem tomar caminhos simplistas, contar histórias aqui não se resume apenas à atitude de narrar momentos, mas a partir do conhecimento da história da pessoa ou das pessoas, com imagens, mostrar aquilo que compõe sua essência, que compõe a essência de vida e da vida; mostrar nas imagens os gestos de ternura, de cuidado, de zelo; mostrar os gestos que exprimem o amor entre o casal, o amor experienciado pela pessoa fotografada.

Contar histórias é exatamente isso: marcando a luz, registrando a luz, desenhando a luz, comunicar sem usar palavras ou frases, a essência daquele momento capturado, daquele momento recortado no tempo, para que enfim, permaneça sempre presente, e quando rememorado, desperte na memória os sons, os cheiros, o clima daquele recorte...

Então é justo afirmar que a fotografia compõe algo vital para minha vida... Creio que fotografar vai muito além do clique; fotografar representa um universo de possibilidades para contar histórias reais, histórias de vidas e da vida da pessoa, de pessoas e da família que se inicia, da família que festeja uma data marcante... uma data importante, uma data feliz...

Contar histórias reais requer preparo conquistado com estudos e aprofundamentos, para isso mantenho constantes participações em cursos, congressos, palestras, workshops, leituras que além da fotografia, tratam de questões que envolvem diversas dimensões do conhecimento e das relações humanas.

QUERO CONTAR SUA HISTÓRIA a partir da história desse momento marcante de sua vida e da vida de sua família. Então me coloco inteiramente à sua disposição e me candidato a desempenhar essa função sumamente importante.